segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pastor: Herói ou Vilão?


Dentre todas as funções exercidas na sociedade, a figura do Pastor é, sem sombra de duvidas a mais ambígua. Não é fácil definir um Pastor, definir digo, não em termos bíblicos, mas definir a partir de nossas emoções, de nossos afetos, de nossas vivencias. Isso porque os pastores carregam sobre si projeções as mais variadas e confusas do coração humano. Ora ele é um pai, ora uma mãe, um homem de Deus ou representante do capeta na terra; por vezes visto como santo; por vezes interpretado como um profano; alguém muito amado, alguém muito odiado; ódio as vezes com "razões de ser" ou ódio por transferência, pelo simples fato de, naquele momento, termos deslocado para ele inconscientemente, o pai que nos abandonou, o namorado que nos deixou, o marido que nos traiu, o politico que nos roubou e por ai vai... É, ser Pastor é complicado!
Alguém, sim, alguém um dia nos disse que o Pastor era um homem sem defeitos, sem pecados, sem crises familiares, sem desejos sexuais, sem tentações carnais, sem vontade de sumir na poeira, sem sentimentos tais como raiva, ódio, mágoas e frustrações. Alguém nos disse isso! Ainda estou a procura desse alguém. Isso porque não a coisa melhor do que poder olhar para um pastor e ver nele um HOMEM de Deus e não um Deus dos homens. Poder sentar com ele e pode compartilhar sobre musica popular, futebol, filosofia, amores e coisas do gênero que não necessariamente estejam na Bíblia, só pra deixar a conversa mais "espiritual". O Pastor é apenas alguém que carrega a insustentável leveza de ser. Alguém que confiou no seu chamado e seguiu adiante sem se preocuparem acertar sempre. Alguém que sofre crises, mas entende que nem mesmo as crises o afasta de sua vocação. Alguém que, antes ouvir do diabo a frase: "Desista de tudo" ele mesmo já falou isso mesmo pra si mesmo, então o diabo chega tarde demais nesta questão. Alguém que será sempre amado e odiado, sendo pobre ou rico, nunca agradará a todos, casado, separado ou solteiro, sempre levará o fardo das falências familiares da multidão. Alguém que, simplesmente porque soube que o "Verbo virou gente" arrisca a mostrar se como gente o tempo todo, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado. Alguém que diante das caras feias, que muitas vezes não concordam com suas convicções, ainda assim não as muda só pra agradar a turma, e quando o faz, o faz por reflexão e maturidade que o leva a reconhecer seus equívocos.
O Pastor não é herói nem vilão, para surpresa de muitos! É apenas um homem! Falo como ovelha para tornar me isento neste dia e não ser suspeito em abordar o tema.!

Feliz dia do Pastor a todos os pastores!

A verdade está la fora.

Por: Pr Isaías Marcello

2 comentários:

  1. Olá!Boa noite e a Paz do Senhor! Minha mãe viu vc no antenados na geral e gostaria de saber o endereço da igreja em campo grande rj. Grata e fiquem na Paz1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz minha irmã, desculpe a demora em responder. Não sei exatamente o endereço de Campo Grande mas vou te dar o numero de quem saiba "] Ricardo- 78232059

      Excluir