segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Consciência vs Espirito Santo




De Setembro a Novembro de 2007 estava eu em missão em Cabo Frio, Região dos Lagos no Rio de Janeiro, trabalhei auxiliando na plantação da Igreja de Cabo Frio de minha comunidade, foram momentos muito difíceis, onde muitas vezes estive em dificuldades financeiras, algumas vezes tendo que passar por certas “humilhações” decorrentes do acaso, mas como a 1° carta de Pedro nos mostra no capitulo 1 versículos 3 a 9 essas provações causadas pela vida e não por Deus, servem para fortalecer a nossa fé e nos mostrar que ela é verdadeira, e que a alegria do verdadeiro discípulo não está só nas “bênçãos” mas na salvação e na aprovação de Cristo através da nossa fé. Enfim, foram momentos difíceis mas também de muito amadurecimento e discernimento do Espírito.

Um dia o Pr. da comunidade de Cabo Frio compartilhou comigo uma experiência em que um rapaz o questionou sobre a diferença entre a nossa consciência e o Espírito Santo, confesso que isso me deixou muito intrigado e nesse momento já não dava mais atenção ao que ele dizia e também me questionei sobre essa diferença. Quando cheguei na base ainda com essa incógnita, me veio um entendimento claro desta diferença:

O que é a nossa consciência?
É o atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade; Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; Cuidado com que se executa um trabalho se cumpre um dever; senso de responsabilidade; Conhecimento; Percepção imediata dos acontecimentos e da própria atividade psíquica. (Fonte: Mini Dicionário Aurélio)

A nossa consciência sempre nos aponta para nossas próprias vontades, nossas responsabilidades, a propriedade na execução dos nossos deveres de acordo com nossa percepção do fato naquele momento. Se você vai a uma sapataria comprar um tênis, sua consciência pode te induzir a comprar um Nike porque ele é 12 molas, e vai te trazer um devido conforto ou por você gostar do modelo, ou seja, você quer aquele tênis.
Quando vai escolher uma namorada, (o) tem uma lista de pré-requisitos para a candidata (o) cor dos olhos, cabelos, altura, abdômen, porque na sua análise essa é a pessoa perfeita pra você e é assim que você a quer.

E o Espírito Santo?
O Espírito Santo é o “Auxiliador” das nossas almas, aquele que tem conexão direta com o Deus Onisciente, é Aquele que interpreta nossas orações a Deus e analisa não o que sai da nossa boca, mas oração sincera do coração, que sabia a próxima palavra que seria escrita nesse artigo antes de ser formatada em minha limitada mente, mas que também está sujeito ao profeta. (Fontes: Escrituras Sagradas e Revelação do Próprio)

O Espírito Santo nos aponta pro amanha, para o beneficio do próximo, para as prioridades Dele, nos capacita para executar aquilo que fomos chamados para fazer de acordo com a Sua percepção do fato naquele momento. Se você vai a uma sapataria comprar um tênis o Espírito Santo vai te sugerir não comprar o Nike que você tanto deseja, mas talvez comprar o Timberland mais “troncudo” da loja porque para onde Ele vai te enviar no dia seguinte o Timberland terá muito mais utilidade pra você do que o Nike,ou seja, você vai precisar dele.

Quando vai escolher uma namorada (o), Ele te sugere jogar sua lista no lixo, e buscar alguém que talvez não tenha a cor dos olhos que você gosta, cabelo, altura ou abdômen desejado (mas nada também impede que tenha), mas que supra suas necessidades como cabeça ou ajudadora, que tenha o mesmo ministério que você e não vai ficar enchendo seu saco quando você for obedecer a Deus, esta será a pessoa perfeita pra você! Por que? Porque você precisa!

Sua consciência é singular, só pensa no agora acompanhada pelos seus olhos, que não enxergam o que esta a um metro de distancia de você do outro lado de uma parede, o Espírito Santo é coletivo, conhece suas necessidades em longo prazo, pois seus olhos estão em todo lugar e isso também inclui no futuro.
Então em quem confiar, naquele que diz apenas o que você quer ou Naquele que diz sempre o que você precisa?

A Escolha é sua!

Por:Híbrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário