sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Deficientes?!


Há alguns dias atrás estava eu no trem da Central do Brasil sentido Campo Grande quando uma menininha linda ainda de colo me chamou atenção, ela parecia uma bonequinha com aquele cabelo preto lisinho e as bochechas grandes e bem rosadas! Fiquei admirado com a alegria com a qual aquela menina brincava no colo de sua mãe, até que algo me chamou a atenção! Ela tinha seis dedos em uma de suas mãos. Aparentemente nada de mais, nada que uma pequena cirurgia não resolva, mas isso me fez lembrar de quando recebi a noticia que seria pai. Nunca tinha me preocupado muito o fato da mãe dela fumar, para resolver o problema de parecer beijar um cinzeiro levava drops de halls pra ela com freqüência, mas quando fui informado da gravidez fiquei louco, tentava proibi-la de fumar, a ameaçava dizendo que se minha filha nascesse com algum tipo de doença causada pelo cigarro, ela teria graves problemas comigo, tinha muito medo que minha filha viesse a um mundo já tão problemático com mais um problema.

Na verdade esse é o desejo de qualquer pai (ou mãe), que seu filho nasça saudável, que tenham as melhores caracterizas de seus genitores, que tenha os olhos do avô, essas coisas, e com certeza, sem mais nem menos do que uma pessoa considerada “normal”.

Daí me lembrei que tenho dois primos e um tio com deficiência mental e mesmo com suas “deficiências” não deixaram de ser pessoas amáveis, queridas por toda vizinhança, prestativos, zelosos com a família, simples, puros de coração, que não planejam o mal de ninguém, que ajudam sempre que podem. Incrível! Quantas qualidades para pessoas que quando nasceram seus pais pelo menos pensaram:
__ Por que meu filho não nasceu normal? Por que Deus fez isso comigo?!

Quantas pessoas “perfeitas” você conhece que englobam metades dessas qualidades em si mesmo? Creio que poucas! Eu mesmo não as tenho!

Na concepção nos preocupamos tanto com a deficiência física ou mental, mas não damos a mesma importância a deficiência moral ou espiritual e essas são as que têm nos destruído, essas que tem levado o mundo a desgraça e mesmo assim a nossa maior preocupação não está nela, chacinas, pedofilia, seqüestros, mutilações, incesto, arrogância, prepotência, prostituição, impureza, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, inveja, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas são em sua maioria características de pessoas “normais”

Agora eu pergunto! Serão mesmo normais? Será que a falta de um membro ou de um sentido torna uma pessoa inferior a nós? A maior deficiência está naquilo que ensinamos ou deixamos de ensinar, somos cúmplices da maioria dessas deficiências que foram geradas com o passar dos anos, influenciamos e fomos influenciados, não podemos culpar a Deus por esses defeitos por que a humanidade as criou, logo se somos nós a causa também parte de nós a mudança, sei que é uma idéia utópica salvar o mundo, mas podemos proporcionar a nós mesmos e a alguns uma qualidade de vida para a qual Jah nos criou.

Umas das traduções de saudável é benéfico ou proveitoso, então uma deficiência física pode ser uma benção para alguém que não nasceu com um braço, mas aprendeu a ter amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...

Sejamos pessoas saudáveis em seu melhor aspecto, uma deficiência física não é o fim, e uma criança “perfeita” pode ser o inicio de uma tragédia!

Sejamos equilibrados nessas coisas, reavemos nossos valores, voltemos a dar prioridade as coisas que realmente merecem!

Um comentário:

  1. _ótimo texto... uma reflexão muito válida, mas infelizmente vivemos num sistema deficiente composto por pessoas de caráter deficiente .. deficiência física para muitos é maldição, mas concordo qdo vc fala sobre como eles são.. tenho um Tio com Down e nunca alguém foi tão protetor, amável, sincero e carinhoso cmigo como ele.. é natural dele. De repente aqueles que não conseguem ver o mundo de forma tão 'normal' como nós vemos são os que estão mais próximos do caráter de Cristo por não ter a maldade tão estampada na cara e nas ações.. acrescente a lista de desgraças no mundo as mentiras, a indiferença, a defraudação, a depressão, as fobias e outras 'pequenos' aspectos que levam a morte física e espiritual.
    O mundo só deixará de ser deficiente de verdade quando Cristo voltar e até lá cabe a nós cristão ter a consciência de que nossa missão é integral e que o mundo talvez seja melhor com "6 dedos", então porque amputá-lo?

    Ame a igreja, seja a igreja e faça a diferença!

    ResponderExcluir