quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Verdadeira Religião





É engraçado como a Bíblia nos dá dicas existenciais simples, objetivas, que nos leva a ter uma vida saudável e uma conduta digna de arrependimento. Por outro lado na pratica esse ensino parece um grande emaranhado de informações complexas em um dialeto desconhecido a disposição de pessoas comuns. Será isso mesmo? Não!

O problema é que temos dificuldades em observar todas as coisas guardar aquilo que é bom e se abster do que não presta, somos coagidos a fazer o contrario, observar todas as coisas guardar o que não presta e se abster do que é bom. Exemplo claro disso é aquela matéria na escola ou aquele versículo que você nunca aprendeu ou decorou, mas com muita agilidade decorou a piada sem graça que alguém te contou ou aprendeu aquela musica ridícula que toca na rádio (consciente ou inconscientemente), o fato é que sua mente a registrou com facilidade. Por que estou dizendo isso? Porque esquecemos ou ignoramos princípios cristãos essenciais para dar crédito a outros importantes, mas com menor valor.

O que é a igreja? De que se constitui? Quando pensamos em fundar uma nova igreja o que nos vem em mente de imediato? Um prédio (Templo)! Será que quando Cristo voltar ele vai vim buscar um prédio?! Em Sua morte de cruz Mateus 27: 51 diz que a cortina do Templo se rasgou, a terra tremeu e as rochas se partiram, em João 2: 19 Jesus responde aos lideres judeus:
__ Derrubem esse Templo e eu o construirei de novo em três dias... Jesus falava do seu próprio corpo.
O Templo do Espírito Santo é a vida de cada cristão que vive debaixo da graça, Jesus arrancou a igreja de suas colunas fixas em terra e as tornou igrejas móveis. “Assim como o Pai me enviou eu também envio vocês... Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não serão perdoados” (Aonde era feita a expiação dos pecados mesmo?).

A igreja são as pessoas e não o lugar aonde essas pessoas se reúnem, então por que até hoje vemos tantas igrejas gastando fortunas em construções? (Não temos nada contra as construções e sim contra a inversão de valores) A igreja primitiva não tinha prédios, algumas eram nômades, então de onde tiramos essa cultura? Observamos isso da igreja católica, guardamos essa pratica, alguns quase adoram esses prédios (outros o adoram), observamos a beleza o conforto a acústica a segurança contra aqueles “pecadores mundanos” por outro lado nos abstemos da caridade do dom de servir aos pobres e ao próximo em outras palavras deixamos de cuidar de Jesus.

Muitos hospitais foram fundados durante as Cruzadas (Expedição militar cristã que se fazia na Idade Média para libertar a Terra Santa dos sarracenos), para atender os pobres e os peregrinos, muitos mosteiros eram usados como hospitais para atendê-los, alguns tinham tantas pessoas sendo atendidas que era impossível avaliar seu numero, e poucos reis ou tiranos teriam condições de mantê-los. Por que nos abstemos dessa prática? Qual tem maior importância, os prédios ou servir ao próximo? Poucas são as vezes que Deus mandou construir prédios, mas muitas foram as leis para cuidar dos pobres lhe oferecendo promessas.

“... Não de com tristeza no coração, mas seja generoso, assim o Senhor, nosso Deus, tudo o que você planejar e tudo o que fizer. Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso eu ordeno que vocês sejam generosos com todos eles” (Dt 15: 10-11).

No versículo 9 diz que o pobre israelita gritara a Deus contra quem se recusa a ajudá-lo, ele será culpado de pecado, você pode criar varias hipóteses para justificar a pobreza do seu irmão, mas nenhuma tira a sua responsabilidade perante o Senhor. Nenhuma prática litúrgica religiosa tira de você esse encargo, todos os seus “sacrifícios” com horas de jejum, ir para a igreja na chuva, tirar 10% do seu salário mínimo, ficar uma semana sem Internet, ficar sem beber coca cola... Tudo será em vão se não houver beneficio alheio.

“O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.” (Is 58:7)

Isso me faz pensar se todas as horas que gastamos em nossos prédios cantando, falando em línguas glorificando a Deus, recebendo, recebendo e recebendo, ele tem surtido tanto efeito a Deus quanto achamos? No nosso intimo estamos pensando em ser sal, que tinha também a função de “conservar” em bom estado mantimentos, estamos pensando nas prostitutas, nos mendigos, nos doentes, nos presos, ou até mesmo no seu vizinho que esta passando por dificuldades, estamos dispostos mesmo a dar um abraço em Jesus? Porque cantamos isso freqüentemente! Mas muitas vezes na 1° oportunidade de fazê-lo damos as costas para Ele.

Vejo tantas pessoas interessadas e receber os dons do Espírito para fazer milagres e maravilhas, querem com muita garra falar em língua, querem autoridade espiritual para expulsar demônios, e quando os recebe isso se torna sua cova, porque o maior dos dons foi desprezado(1 Co 13:3), o dom do amor te motiva a servir porque você vê no seu próximo a possibilidade de servir ao Mestre não por interesse mas por gratidão, por ser um abençoado de Deus (Mt 7:17-27)

Os benditos do Senhor não são aqueles que só adoram no prédio com sua boca, mas aqueles que adoram no mundo com suas atitudes. Muitas vezes Jesus não esta dentro da igreja, ele está da porta para fora porque alguns foram impedidos de entrar, ele não é digno de participar de tamanha santidade contida dentro na igreja, aquele culto que deveria ser pra Ele agora tem outro messias, seus interesses próprios, aquele momento de “louvor e adoração” servem para você pedir, o momento das ofertas serve para você “pagar” a Deus por seus serviços prestados e que ainda vai prestar, e a Palavra tem que te ajudar a resolver aquele problemão que você arrumou, do contrario o culto foi chato e Deus não estava ali!

Estávamos em um congresso e Deus começou a se manifestar grandemente, e minha Pra. (do reteté) fez um infeliz pedido a Deus, que Ele fosse só pra ela naquele momento (ou algo do tipo), ela nos disse que na hora toda aquela presença sumiu e ela perguntou o porque daquilo, a manifestação de Deus não é um privilégio só seu, ela tem que refletir para que os outros vejam e também possam sentir. Na hora ela se arrependeu e tudo voltou ao normal.

Se todos os seus pedidos só beneficiam a você desconfie que eles não serão atendidos, as suas habilidades só se tornam um dom quando elas beneficiam outras pessoas, o seu dinheiro só será abençoado quando ele abençoar seu semelhante. Deus não trabalha no singular, apenas no plural.

Você acha que Jesus não teria a capacidade de ser tentado em seus 40 dias em um restaurante? No meio dos seus seguidores! A maior abstinência de Jesus não foi de alimento, mas sim de compartilhar, Ele poderia ter toda a comida do mundo mas não teria com quem compartilhar, esse era um dos Seus maiores dons, Ele compartilhava tudo que tinha, se tinha cura ele curava, se tinha lagrimas ele chorava, se tinha 5 paes e 2 peixes multiplicava para que ninguém ficasse de fora! E nós o que temos compartilhado? Existem pessoas doentes e outras que estão morrendo por não discernir o corpo, e esse é o corpo, ou você acha que Paulo estava resolvendo problemas de comida em Corintios?

Esta é a verdadeira religião! Sem ela as pessoas de fora têm razão, somos um bando de alienados. Daniel deu um conselho sábio ao Rei: Deixe de pecar e faça o que é certo! Acabe com sua maldade e ajude os pobres, em outras palavras, cuide das pessoas que dependem de você, o Rei tinha tudo não precisava de nada, nós temos a Graça podemos não ter um carro do ano, uma boa casa ou muito dinheiro no banco, mas a Graça nos basta, temos os cuidados de Deus sobre nós,somos agraciados pelo Espírito, temos um Pai Celestial que cuida de nós! E o nosso vizinho o que tem? Tem o mundo pisando na cabeça deles todos os dias, os afundando cada vez mais e mais, a responsabilidade é nossa! E talvez assim possamos continuar a viver em paz e felicidade enquanto estivermos nesse mundo.

“Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.... Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo. Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”
(Tg 1:17 e 2: 13-17)


Por Híbrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário